Bombeamento com energia solar, mais produtividade no campo

Bombeamento com energia solar, mais produtividade no campo

 

O que são sistemas de bombeamento solar?

São sistemas que usam a energia proveniente do sol para o acionamento de moto bombas, geralmente esses sistemas são compostos por placas solares que convertem a luz solar em energia elétrica para o acionamento de bombas d’água instaladas em poços, lagos, rios ou açudes onde se deseja captar água.

 

A Energia solar se mostra alternativa viável e de baixo custo para projetos de irrigação e bombeamento Dgua.

 

A robustez e facilidade na instalação está fazendo uma verdadeira revolução no uso da água em áreas rurais.

 

O sistema funciona de forma simples, não necessitando de investimento em construção de redes de energia, uma vez que a luz do sol presente em todos os lugares é que fará a geração de energia no local.

 

As placas solares são responsáveis por captar a luz do sol e converter em energia elétrica, que através dos Inversores fará o correto ajuste da tensão para 220V ou 380V de acordo com a necessidade da bomba Dgua. Isso garante Seguranca é longa via útil do sistema.

 

 

A grande versatilidade da energia solar não está apenas em produzir energia em locais isolados como fazendas e ara rurais, mas também em fornecer energia de qualidade da forma que os equipamentos precisam, seja em 220V, 127V, 380V não importa. Sua versatilidade é tão fantástica que se adapta a qualquer tamanho de projeto, desde pequenas bombas até grandes e robustos sistemas de bombeamento como os pivôs de irrigação.

 

É vantajoso?

 

Do ponto de vista econômico e financeiro na grande maioria das aplicações se mostra vantajoso!

Um exemplo são locais de bombeamento feitos por motores a diesel ou gasolina, a energia solar é muito mais barata, uma vez que não precisa comprar combustível, sendo uma energia gratuita fornecida pelo sol, o unico gasto será com a compra do equipamento e sua manutenção.

 

Em locais onde não há rede elétrica, adquirir um sistema de placas solares para bombear água pode se mostrar mais vantajoso que construir uma rede. Dependendo da distância que a rede precisa ser construída o gasto será muito grande, tendo ainda que arcar com a conta de luz. Já com a energia solar , em muitos casos o custo de aquisição do equipamento é mais barato que construir uma rede.

 

Entra as vantagens esta ainda a liberdade de ficar livre da conta de energia para pagar todo mês.

 

Em locais onde há rede elétrica, também pode se mostrar vantajoso dependendo de quanto se paga  mês energia elétrica, uma vez que o sistema livra o seu dono da cota de luz.

 

O usos racional da água para atividades rurais e comerciais pode trazer mais produção e lucro para os empreendedores e produtores rurais, seja para irrigação ou uso industrial.

 

É fácil usar?

 

 

Das muitas vantagens da energia solar, se destacam o fato possuir poucos componentes, o que facilita sua instalação e sua operação, precisando de pouca manutenção, permitindo o seu uso em locais remotos sendo extremamente útil, por permitir um funcionamento automático sem intervenção constante de um operador torna ideal para o uso na captação dgua, resumindo, um sistema de placa solar em bombeamento trabalha sozinho na maior parte do tempo.

 

 

É durável?

 

Tudo na vida precisa de manutenção, com as placas solares também é importante ter alguns cuidados, sendo as placas feitas com uma face de vidro, não é bom que se ande em cima, também é bom evitar objetos sombreando, e principalmente os cuidados com as limpezas, evitando que principalmente que partes sombreadas sofram danos oou hot-spot (pontos quentes, falo sobre isso neste artigo:).

 

 Sua vida útil é relativamente condicionada ao uso correto para o que foi dimensionada.

 

Uma coisa é certa, usando corretamente as placas solares duram muito tempo, mais de 30 anos, geralmente a bomba será substituída com o tempo e as placas ainda estarão funcionando.

 

Mas porque as placas solares duram tanto?

 

A Engenharia da fabricação de placas solares atingiram o estado da arte, isso devido aos estudos e aplicações que se exigiam pra as mesmas que são usadas em condições extremas de ambientes, devemos lembrar que as placas estão nos locais mais inóspitos, como em cima dos telhados tomando sol, chuva, poeira, poluição, fumaça e vento, estão também no espaço, expostas a temperaturas extremas. Tudo isso, exige muito estudo, dedicação e pesquisa.

 

Veremos seus principais componentes e você entenderá porque são tão duráveis!

 

Suas principais características construtivas sao: Quadro lateral em alumínio, evitando a corrosão, vidro temperado garante resistência e diminui risco de acidente no manuseio, filme backsheet na parte traseira protegendo as células e cabos com dupla isolação e proteção contra raios UVs conferindo resistência aos danos causadora pela luz do sol evitando o ressecamento.

 

Assim, elas são desenvolvidas para aguentar as maiores interperies, aguentam o tranco mesmo!

 

O que compõe um sistema solar para captação de água?

 

Vamos agora falar o que compõe um sistema de energia solar para água, cada projeto pode conter mais ou menos componentes, dos sistemas mais simples até os mais sofisiticados entre outras alternativas usando energia solar que pode ser usada para acionar qualquer equipamento (pode ver isso nos artigos de sistema de energia solar OFF-GRID. Aqui falaremos de sistemas exclusivos de bombeamento com energia solar.

 

Os sistemas mais simples, utilizam apenas placas solares e bombas daguas com moteres de escova.

 

Isso porque os motores de escovas, basta ajustar a a tensão (voltagem) do conjunto de paineis para acionar esses motores, sendo o sistema mais simples, geralmente usado em pequenas bombas, como as Shurflo (veja os modelos neste link: Bomba Solar Shurflo 2088 12V | Energia Total)

https://www.energiatotal.com.br/bomba-solar-shurflo-2088-12v

 

Logo, temos como exemplo as pequenas bombas, que usam os moteres de escova, como as shurflos 2088, 8000 e shurflo 9325, inclusive para uso em poço artesiano.

 

Já os sistemas mais sofisticados e que tem ganhado muito mercado são os modelos com inversores, esses modelos atendem desde pequenos sistemas até grandes sistemas de bombeamento solar, um exemplo são as bombas da Ebara Solar que conta com seus dirvers externos para converter a energia dos paineis em corrente alternada e acionar as bombas.

 

Existem também os inversores para bombas dagua preparados parados para energia solar, que podem acionar bombas trifásicas, esses inversores são capazes de acionar qualquer tamanho de bombas, inclusive sistemas de pivo central e irrigações de lavouras.

Os modelos desses inversores são os CFW500 da Weg, segue o link para conhecimento: Sistema de Bombeamento Solar 3CV - até 50.000 Litros Por Dia | Energia Total

 

 

Existe ainda as bombas com controlador interno, onde elas recebem a ligação direta das placas, e internamente na bomba um controlador/drive faz a conversão da energia para acionamento da  bomba. Um exemplo são os modelos da ebara com controlador interno e a SQLFLEX 2.5-2 da Grundfos, link para os modelos:Bomba Solar Grundfos - SQF 2.5, Bomba Solar, Grundfos. | Energia Total

 

Vale ressaltar que os moteres trifásicos de indução, requerem menor manutenção que os de escova, por isso seu uso tem crescido bastante.

 

Como escolher a bomba ideal para minha necessidade?
Isso será em um novo Post.

 

Se tiver dúvida ou precisar de um orçamento nos envie uma mensagem: Entre em contato conosco | Energia Total

Deixe seu comentário.
Comentários
01/09/2021 11:53
Incrível o que a tecnologia consegue fazer