RSS

No blog de '2017' 'setembro'

COMO GERAR E COMPARTILHAR ENERGIA ELÉTRICA

Entenda como é possível compartilhar a energia gerada na sua casa. Desde o começo de 2016 os consumidores tiveram sua vida facilitada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com regras mais flexíveis, ficou fácil gerar sua própria energia através de diferentes processos. Segundo o órgão regulador, o aumento foi superior a 6 mil conexões de consumidores que produzem e compartilham a própria energia: eram 2 mil em 2016, contra 8,3 mil no mesmo período de 2017.

ENERGIA SOLAR E MEIO AMBIENTE

O sol é uma fonte infinita de energia, ou seja, é uma forma de se obter eletricidade sem esgotar as fontes naturais. Além disso, a geração de energia solar não provoca poluição e não provoca nenhum dano ao meio ambiente, tornando o sol uma fonte de energia pura, renovável e sustentável. Para completar, essa é uma fonte de energia gratuita, que apenas possui gastos de instalação.

Energia solar X energia elétrica convencioanal

As usinas hidrelétricas possuem seus obstáculos no Brasil, onde longos períodos de seca diminuem os reservatórios de água e tornam esse sistema instável. Além disso, vale destacar o ponto óbvio de que a água é um recurso escasso, ainda que no Brasil seja visto como algo abundante, é preciso ter cuidado com o seu uso. Já a energia solar é inesgotável e ilimitada, mas ainda corresponde a menos de 0,1% de toda a energia utilizada no país.

O que a legislação fala sobre a energia solar

Mais da metade da energia utilizada no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas. No entanto, este é um recurso esgotável e o país está constantemente enfrentando as limitações desse sistema, encarando períodos de seca e de racionamento em diversos estados. Para driblar esse problema, proteger o meio ambiente e dar mais estabilidade à população, o país abre as portas para a energia solar. Para ampliar a acessibilidade da energia solar, a legislação prevê incentivos e vantagens para residências e empresas que invistam no uso da energia solar. Confira a seguir os benefícios previstos pela lei nacional:

Iluminação pública por energia solar

A energia solar traz vantagens para todos os lados, protegendo o meio ambiente ao mesmo tempo em que gera economia financeira. E esta não é uma opção apenas para casas e empresas; toda a população pode se beneficiar, e um bom exemplo disso é a iluminação pública feita por meio da energia solar. Confira a seguir as principais vantagens de escolher a energia solar para locais públicos.