RSS

Blog

ENTENDA COMO FUNCIONA A CERTIFICAÇÃO LEED
Selo sustentável LEED estabelece pontuações para seus empreendimentos. Entenda como. A Leadership in Energy and Environmental Design, conhecida como LEED, é uma certificação dada pela Greend Builing Council, presente em mais de 160 países. Seu objetivo é transformar projetos de construção e reformas de prédios e edifícios em modelos focados na sustentabilidade. Este selo contribui não apenas para o planeta, mas também pode auxiliar em questões como economia na construção de empreendimentos, modernização de projetos, ambientação de espaços, entre vários outros fatores.
Tudo que você precisa saber sobre sistema fotovoltaico
Já pensou em gerar a própria energia? Saiba como com os painéis solares. Você conhece o sistema fotovoltaico? Este tipo de energia renovável vem crescendo em todo mundo, incluindo o Brasil, pela sua eficiência energética, capacidade de retorno do investimento e contribuição a práticas sustentáveis. Ele funciona através da captação dos raios solares através de painéis de silício e/ou metais semicondutores, que levam a eletricidade gerada para toda a estrutura em que foram instaladas – sejam casas, comércios ou indústrias.
Entenda como funcionam os créditos de energia solar
A geração de energia limpa, como é popularmente conhecida, vem recebendo cada vez mais adeptos. Antes restrita a indústrias e grandes empreendimentos, hoje esse tipo de alimentação elétrica chegou as residências dos brasileiros. Uma das principais é a energia fotovoltaica, aquela que é gerada pelos raios solares através de painéis condutores compostos por silício ou metais semicondutores. Além de produzir a própria energia, é possível abater o valor na conta de luz e ainda ‘armazenar’ o excedente para utilizar nos meses posteriores. Estes são conhecidos como créditos de energia solar.
Saiba quais são os Selos para Construção Sustentável
Pensar na sustentabilidade do planeta é uma atitude cada vez mais comum na sociedade. Preservar o meio ambiente com atitudes de respeito à natureza deixou de ser apenas uma teoria e passou a oferecer certificações de empresas internacionais especialistas no assunto. O aval destas organizações tem um nome específico no Brasil: selo de sustentabilidade (ou ecológico). Isso se deu através do Relatório Brundtland, em 1987, que estabelecia algumas metas para a preservação do nosso ambiente.
Painéis solares podem fazer você recuperar seu investimento em menos de uma década. Veja como.
Pensando em investir em energia solar, mas preocupado com quanto tempo você terá o retorno do investimento? Não se sinta sozinho: várias pessoas têm a mesma dúvida acerca deste tema, devido aos vários processos que vão da instalação até a utilização dos créditos no sistema de compensação. Então, para que não haja mais questionamentos sobre o retorno do investimento em energia solar, pegamos papel e caneta para fazer uma conta que irá te surpreender.
COMO GERAR E COMPARTILHAR ENERGIA ELÉTRICA
Entenda como é possível compartilhar a energia gerada na sua casa. Desde o começo de 2016 os consumidores tiveram sua vida facilitada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com regras mais flexíveis, ficou fácil gerar sua própria energia através de diferentes processos. Segundo o órgão regulador, o aumento foi superior a 6 mil conexões de consumidores que produzem e compartilham a própria energia: eram 2 mil em 2016, contra 8,3 mil no mesmo período de 2017.
ENERGIA SOLAR E MEIO AMBIENTE
O sol é uma fonte infinita de energia, ou seja, é uma forma de se obter eletricidade sem esgotar as fontes naturais. Além disso, a geração de energia solar não provoca poluição e não provoca nenhum dano ao meio ambiente, tornando o sol uma fonte de energia pura, renovável e sustentável. Para completar, essa é uma fonte de energia gratuita, que apenas possui gastos de instalação.
Energia solar X energia elétrica convencioanal
As usinas hidrelétricas possuem seus obstáculos no Brasil, onde longos períodos de seca diminuem os reservatórios de água e tornam esse sistema instável. Além disso, vale destacar o ponto óbvio de que a água é um recurso escasso, ainda que no Brasil seja visto como algo abundante, é preciso ter cuidado com o seu uso. Já a energia solar é inesgotável e ilimitada, mas ainda corresponde a menos de 0,1% de toda a energia utilizada no país.
O que a legislação fala sobre a energia solar
Mais da metade da energia utilizada no Brasil é proveniente de usinas hidrelétricas. No entanto, este é um recurso esgotável e o país está constantemente enfrentando as limitações desse sistema, encarando períodos de seca e de racionamento em diversos estados. Para driblar esse problema, proteger o meio ambiente e dar mais estabilidade à população, o país abre as portas para a energia solar. Para ampliar a acessibilidade da energia solar, a legislação prevê incentivos e vantagens para residências e empresas que invistam no uso da energia solar. Confira a seguir os benefícios previstos pela lei nacional:
Iluminação pública por energia solar
A energia solar traz vantagens para todos os lados, protegendo o meio ambiente ao mesmo tempo em que gera economia financeira. E esta não é uma opção apenas para casas e empresas; toda a população pode se beneficiar, e um bom exemplo disso é a iluminação pública feita por meio da energia solar. Confira a seguir as principais vantagens de escolher a energia solar para locais públicos.