Baterias, a ultima barreira para a energia solar

Baterias, a ultima barreira para a energia solar

Que a energia solar tem mudado a forma como o mundo enxerga a eletricidade não é nenhuma novidade, agora o que muitos ainda não sabem é que vem por ai mais uma revolução na forma de produzir e usar energia elétrica.

Para consolidar a popularização da energia solar basta apenas uma barreira cair, o preço das baterias.

Isso mesmo, embora a energia solar tenha crescido muito, ainda esbarra em burocracias por parte das concessionárias que as vezes dificultam o acesso as energias renováveis.

As companhias de energia exigem muita coisa para acessar a rede de distribuição com os painéis solares. Além disso existe um movimento por parte das concessionárias em cobrar futuramente o uso do fio, ou seja, apesar do consumidor gerar 100% da sua energia, a concessionária vai querer cobrar mais taxas o que pode inviabilizar alguns projetos.

Existe ainda a possibilidade de algumas localidades já estarem saturadas e haver a necessidade de reforço de rede o que em alguns casos pode elevar os custos para o interessado em instalar um sistema fotovoltaico.

Assim, existe um enorme esforço em busca de uma alternativa para os produtores de energia solar, as baterias de alta capacidade e longa vida, as quais poderão tornar os consumidores livres das companhias de energia e ainda não ser afetado por eventuais cobranças de impostos por parte do governo.

As baterias chegarão com força em um momento não muito distante

O Movimento que esta por vir é algo natural, vemos isso acontecer em muitos setores da economia, como na telefonia onde os consumidores se tornaram livres para escolher fazer uma ligação normal ou usar um App como WhatsApp sem custo, assim também pode acontecer no setor de energia.

A Cobrança de taxas por parte das concessionárias podem empurrar os clientes a usarem baterias em seus sistemas de geração de energia solar.

Para que isso aconteça, basta as baterias terem uma redução de 50% nos preços como aconteceu com os painéis solares e tal solução se tornará muito vantajosa, a ponto do consumidor se desconectar da rede ou usa-la apenas como backup.

Talvez, para as concessionarias seja mais interessante continuar fornecendo o uso da rede forma mais barata ao consumidor, ou elas mesmas fomentarão a escalada e antecipação para o uso massivo de baterias para armazenamento solar.

A última barreira

Tecnologia já existe, porém o preço ainda afasta grande parte dos proprietários de sistemas fotovoltaicos. No mercado nacional, já temos disponíveis baterias de lítio de grande porte, capaz de sustentar uma casa ou empresa.

Além das baterias existentes, há uma busca incessante de novas tecnologias de armazenamento.

O Problema é que no cenário atual o custo só se justifica para alguns projetos, e na grande maioria o payback pode chegar a 9 anos enquanto um sistema conectado está em 3,5 anos.

A boa notícia é que o preço esta caindo dia após dia, e não tardará muito até que um conjunto com baterias tenha um Payback de 4 ~ 5 anos, o que justificará muito investimento.

A última barreira é o preço, mas isso logo deixará de ser um empecilho e a energia solar vai se popularizar ainda mais.

As baterias atuais tem garantia de 10 anos e podem ter vida útil de até 20 anos e isso é só o começo.

Muitas são as vantagens das baterias, pois o consumidor não ficará refém dos apagões por parte da concessionária.

Para saber mais, recomendamos o contato Energia Total, que comercializa e instala sistemas de energia solar com baterias.

 

Bateria Tesla

Deixe seu comentário.