Autossuficiência energética: A busca pela independência.

Atualmente temos visto uma nova forma de se ver o mundo através da internet, que trouxe conhecimento e mais comunicação entre as pessoas, e através da rede há um movimento onde muitos tem se dedicado ao “Faça você mesmo” alguns por hobby outros por necessidade. O Interessante disso tudo é que a pratica pode trazer independência em algumas necessidades e até gerar uma renda extra.

Na busca pelo “Home-made”, ou seja, feito em casa, ou ainda no “How-to” como fazer, muitos dedicam horas dos finais de semana ou até mesmo o tempinho que sobra após o trabalho.

A Prática traz resultados maravilhosos para alguns, e para outros, muita bagunça na garagem! Geralmente o prazer e a satisfação pela obra criada valem a dedicação.

Neste artigo quero falar sobre Autossuficiência Energética, onde a pessoa pode produzir a própria energia em casa mesmo. Essa autossuficiência pode ser conseguida de várias formas, usando aquilo que se tem disponível, a custo baixo ou custo zero.

Entre as alternativas, está o aproveitamento de resíduos para a produção de combustível como biodiesel, a produção de biomassa e biogás para geração de energia, ou ainda o aproveitamento de uma pequena queda d’agua e também o aproveitamento da luz do sol.
dentre as várias opções, vou focar neste momento na energia solar, mas a conversão do tipo de energia em energia elétrica se aplica as demais fontes listadas acima.

A energia solar, tem a facilidade de estar presente na maioria dos lares, assim a instalação de placas solares nos telhados, consegue trazer autossuficiência energética para uma família, reduzindo os custos com energia, e por consequência no fim do mês sobrando mais dinheiro para outras despesas ou até mesmo aquela viagem tão sonhada pela família.

Para a geração de energia solar, será feita a instalação de placas solares para captarem a energia proveniente do sol, essa energia então é utilizada na residência durante o dia e a sobra emprestada para a concessionária. A noite a energia pode ser pega de volta na forma dos créditos acumulados na concessionária.

Em outros locais que não tem acesso a rede, pode ser feita a geração durante o dia e a energia pode ser guardada em baterias para uso a noite ou em dias nublados.

O importante é que a autossuficiência e independência é possível nos dias atuais, isso se converte em conforto para as famílias e economia no orçamento familiar.

A Instalação é simples, na internet é possível encontrar muitos tutoriais de “how-to” para instalação criação da sua própria usina de energia, inclusive aqui no site; é importante lembrar que quando o assunto é energia elétrica, alguns cuidados devem ser tomados para evitar choque elétrico ou incêndios, colocando a vida e patrimônio em risco. Se você se sente confiante e conhece o mínimo necessário sobre energia elétrica, vá em frente e faça você mesmo a sua instalação solar.

Os equipamentos necessários para o aproveitamento da energia solar, você pode encontrar na energia total, faça uma visita no nosso site, e tire suas dúvidas ou peça orientação sem nenhum custo há um dos nossos técnicos, eles terão o maior prazer em te atender e orientar na sua instalação. Para projetos mais complexos, a Energia Total oferece o diagrama para sua instalação e dependendo do porte da instalação oferecemos os serviços de consultoria, projeto e instalação com preço justo e qualidade acima de tudo.  

Torne a sua casa, fazenda, comércio ou indústria autossuficiente na geração de energia elétrica.

Deixe seu comentário.