A importância das energias renováveis para driblar o aquecimento global

A importância das energias renováveis para driblar o aquecimento global

 

O aquecimento global é uma preocupação de total a população do planeta. Afinal, a qualidade de vida depende do clima, assim como todas as atividades realizadas pelo ser humano dependem dos recursos da natureza. Alimentação, roupas, utensílios para trabalho ou para casa – tudo que utilizamos na rotina diária vem da natureza além, é claro, da energia para manter toda a tecnologia funcionando. Como resultado, observamos o aumento da temperatura do planeta.

Esse é assunto que preocupa muitas pessoas, mas que segue sendo visto de forma polêmica. Afinal, a indústria mundial se fortalece com a queima de carvão e petróleo, enriquecendo grandes potenciais globais. No entanto, o uso desses recursos libera dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, prejudicando o clima em todo o planeta.

Os danos provocados não podem ser revertidos. O que a humanidade pode fazer é parar de emitir dióxido de carbono e diminuir o impacto da vida humana no planeta, esperando que a natureza se regenere, permitindo vida com qualidade durante séculos e milênios. E a principal alternativa para cuidar do meio ambiente sem alterar o estilo de vida moderno é o uso das energias renováveis. Não são apenas fábricas e indústrias que podem aderir ao uso de energias limpas: é possível fazer isso em espaços residenciais também. Se você conhece pouco sobre esse tema e ainda tem dúvidas, então confira os próximos tópicos.

O que são energias renováveis?

Grande parte da geração de energia tem como base o uso de combustíveis fósseis, como carvão mineral e derivados do petróleo e o uso desses materiais provoca o acúmulo de impurezas na atmosfera. Além disso, os combustíveis fósseis não se renovam e podem acabar extintos. A energia renovável se dá pelo uso de materiais da natureza que não se esgotam, como raios solares e a força do vento, por exemplo.

Além disso, as energias renováveis podem ser também chamadas de energia limpa, pois geram energia mecânica ou elétrica sem poluir o meio ambiente. Os principais exemplos são energia solar, a eólica, a maremotriz e a geotérmica.

De acordo com dados divulgados pelo Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, a humanidade pode conter o aquecimento global se as fontes de energias renováveis forem responsáveis pela geração de 50% da produção de energia em todo o mundo.

Quais as principais vantagens do uso de energias renováveis?

  • São inesgotáveis, podendo suprir as necessidades humanas por muitos séculos
  • O impacto ambiental é pequeno ou até mesmo inexistente
  • Baixo custo de manutenção, sendo mais econômica após a instalação em comparação a outras alternativas
  • Alcança locais remotos, atendendo populações pequenas
  • Pode ser instalada em pouco espaço, até mesmo no telhado ou quintal de casas e prédios
  • Diminui a emissão de poluentes na atmosfera
  • Pode gerar autonomia energética para países que precisam importar combustíveis fósseis
  • Protege fauna e flora
  • Diminui riscos ecológicos
  • Reduz a emissão de gás carbônico, diminuindo a temperatura e deixando o ar mais limpo
  • Favorece a criação de novos empregos, sendo um mercado bastante promissor

Deixe seu comentário.