As placas solares captam a energia do sol através da luz, e quando a luz é impedida de chegar as células de silicio, a produção é comprometida.
Como as placas fotovoltaicas, trabalham com a luz e não do calor do sol, qualquer barreira pode prejudicar a produção do sistema, por consequencia a economia na conta de energia pode ser comprometida.
Quando devo fazer a limpeza?
A limpeza pode ser feita a qualquer momento, quanto mais limpas as placas, mais produção haverá, não havendo tempo minimo para isso. Todavia, é importante saber quando já esta na hora de fazer a limpeza e evitar prejuizos.
Uma forma simples é quando acontecer ao menos uma das situações abaixo:
- Quando a poeira ou fezes de passaros puder ser vista em qualquer hora do dia.
- Quando perceber que a produção esta diminuindo, geralmente pode solicitar a empresa instaladora para fazer a avaliação, uma vez que a produção pode diminuir por outros fatores.
- Caso já tenha 6 meses da ultima limpeza.
Quando o sistema começa a perder potência, uma das principais condições a observar é a sujeira das placas, embora outras ações podem também diminuir a produção, a sujeira é a principal causa.
Durante a limpeza, a empresa que executa o trabalho aproveita para fazer a inspeção periódica, afim de verificar se há alterações no sistema, ou alguma situação que possa colocar em risco o sistema, como um DPS que atuou ou algum cabo danificado.
Durante a limpeza, verifica-se ainda se algum animal possa estar morando em baixo das placas ou em cima das mesmas podendo causar danos ao sistema.
A Limpeza realizada na hora certa pode evitar perdas de mais de 20% da produção.
Como realizar a limpeza das placas?
A limpeza das placas é uma tarefa simples, como lavar vridraçãs, utilizando detergente, agua e vassoura de cerdas macias afim de tirar a sujeita que esta sobre as placas.
Deve se tormar os devidos cuidos para evitar choque elétrico ou quedas, bem como evitar andar em cima das placas.
Recomendamos a contratação de profissional especializado para evitar acidentes ou danos ao sistema.
A Energia Total, forncesse os serviços de limpezas aos seus clientes.