5 dicas para realizar a manutenção de sistemas solares fotovoltaicos

5 dicas para realizar a manutenção de sistemas solares fotovoltaicos

A fabricação de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica utiliza processos de altíssima qualidade e confiabilidade. Somado às matérias primas de alto nível, temos como resultado equipamentos duráveis e com pouca necessidade de manutenção, além de uma vida útil que pode durar entre 2 e 4 décadas de muita economia.

Mas, é claro, assim como qualquer equipamento, módulos, painéis e sistemas fotovoltaicos também precisam de manutenção para operar corretamente. Por isso, preparamos um texto com dicas e orientações sobre como fazer a manutenção de seu sistema fotovoltaico.

1 - Limpe os painéis pelo menos duas vezes por ano

Por mais que a qualidade e a robustez dos painéis fotovoltaicos permita um uso contínuo com poucas manutenções, é importante que o vidro dos painéis sejam limpos pelo menos duas vezes ao longo do ano. A frequência pode aumentar ou diminuir de acordo com o local em que os módulos sejam instalados.

Um local com mais poeira, poluição, árvores que derrubam folhas e muitos pássaros podem exigir mais limpeza. Por outro lado, a grande incidência de chuvas ajuda na limpeza automática dos módulos e diminui a frequência de manutenções necessárias.

2 - Retire a sujeira do módulo fotovoltaico com água, detergente e esponja

Fazer a limpeza dos painéis solares de seu sistema não tem segredo. Basta utilizar água, detergente neutro e uma esponja que não seja abrasiva. Não são necessários produtos especiais, e não é recomendável o uso de químicos mais pesados como cloro, por exemplo. O vidro é 100% liso, e mesmo sujeiras mais aderentes, como fezes de pássaros, podem ser retiradas com a esponja não abrasiva.

3 - Nunca raspe as sujeiras dos módulos fotovoltaicos

A lisura e a perfeição da superfície de seus painéis solares são tão importantes quanto a transparência do vidro que permite a entrada de luz nas células fotovoltaicas. Raspar sujeiras aderentes com espátulas ou objetos semelhantes pode causar pequenos riscos no vidro, e mesmo riscos minúsculos podem refletir luz e impedir que ela acesse as células fotovoltaicas. O acúmulo destas imperfeições pode acabar por comprometer a performance do seu sistema.

4 - Siga sempre as recomendações de segurança

Você mesmo pode fazer a limpeza de seus módulos fotovoltaicos a custo zero. Basta subir no telhado e realizar a retirada da poeira, folhas e demais sujeiras que estejam cobrindo o vidro e impedindo a absorção da luz solar. Entretanto, é preciso tomar cuidado para não se acidentar. Use equipamentos de proteção individual (EPIs) e siga todas as instruções do fabricante dos módulos para proceder a limpeza correta.

5 - Monitore o desempenho do sistema e procure ajuda se necessário

Através do sistema de monitoramento, é possível ver se o sistema de geração de energia solar fotovoltaica está se comportando de maneira adequada. Se você usa um sistema off-grid, com baterias estacionárias, a vida útil dos módulos pode ser mais de 30 anos, mas a das baterias é por volta dos 5 anos, então fique de olho.

Para evitar defeitos que podem causar prejuízos financeiros e perdas de performance, é preciso estar sempre atento. Caso seja necessária uma manutenção para além da limpeza dos módulos fotovoltaicos, procure uma empresa especializada.

Acesse hoje mesmo www.energiatotal.com.br

Deixe seu comentário.